top of page

ESCOLA INFANTIL

´O projeto em questão tem como enfoque criar um espaço de aprendizado e lúdico para crianças. Espaço para serem realizados brincadeiras, refeições, atendimento médico/dentário, ajuda aos pais e ensinamentos em diferentes áreas do conhecimento infantil. Vários cuidados foram tomados desde a análise do terreno para se evitar patologias em diferentes pontos do projeto. Ruídos, insolação, acessos, ventos predominantes, todos esses aspectos e muitos outros foram considerados.

fachada 1
fachada 2
fachada 3
fachada 4

´O muro da área publica que compõe fachada tem pinturas do pintor Candido Portinari, escolhidas por retratar com exatidão o espirito infantil através das brincadeiras e do movimento. Ambientes internos a unidade escolar também tem pinturas do artista.

´O projeto valoriza a cor branca para ambientar um espaço claro e limpo, e faz um brincadeira colocando as esquadrias coloridas a fim de causar um contraste e chamar a atenção das crianças para as cores.

´Foi optado por manter um palquinho para pequenas apresentações de musica, dança e arte(como por exemplo, capoeira) sendo acessível tanto para os alunos quanto para os pais(em dias que a creche liberar a participação).

Recreação

O pátio/parquinho assim como o refeitório se localiza no centro, dando o melhor acesso a todas áreas e melhorando a circulação dos ventos predominantes. A horta foi localizada na face esquerda superior para receber melhor insolação e dando um acesso rápido e fácil a cozinha.

Setor administrativo

Em relação ao setor administrativo temos uma entrada ampla coberta o que ajuda quando os pais forem deixar o (s) filho (s), além de ter a presença de um bicicletario atendo tanto a necessidade dos pais como as dos funcionários, ambos espaços são cobertos. Logo na estrada temos o acesso a recepção/secretaria e no segundo pavimento desse setor temos as salas da coordenação, diretoria, sala dos professores. O consultório foi mantido em um espaço mais reservado, como é utilizado em média uma vez por semana.

Setor Pedagógico

As salas de aula são localizadas em local no qual se recebe o sol da manha, considerado o sol “bom”. Cada sala recebe um solarium para as crianças poderem tomar banho de sol além de ter uma área externa para se entreter e ao mesmo tempo interna(pois fica dentro da sala de aula). A brinquedoteca fica localizada entre o parquinho e as salas de aula distribuindo, assim, da melhor forma o espaço. O laboratório e biblioteca estão ao lado do dormitório pois são menores geradores de ruído comparados a sala de aula.

Setor de Serviço

Em relação ao setor de serviço temos a área posicionada para receber a insolação mais forte e intensa, foi pensando também a questão do acesso e descarga de matérias e estacionamento interno. As dispensas ficam do lado da cozinha para agilizar o uso dos alimentos. Mais externamente temos a lavanderia e o banheiro dos funcionários que ficam em áreas abertas com o estacionamento facilitando a utilização. Nessa área fica localizado o bazar onde é recebido e armazenado as doações.

PRANCHAS TÉCNICAS
Planta Baixa
Planta Baixa 2
Paisagismo
Corte AA
Corte BB
Cobertura

Memorial

Portas:

As portas foram selecionadas de acordo com a norma (NBR - 9050/2004 )  atendendo os requisitos básicos de acessibilidade, todas possuem larguras superiores ou iguais a 90cm.

Junto com a escolha correta das portas também foi levado em consideração as maçanetas ou puxadores que também são de extrema importância para um ambiente acessível. As portas de sanitários, vestiários e quartos acessíveis devem ter um puxador horizontal associado à maçaneta, localizado a uma distância de 10 cm da face onde se encontra a dobradiça, e possuir um comprimento igual à metade da largura da porta.

O material escolhido para as portas e o PVC devido a vantagens como manutenção simples, material leve, resistente a maresia, não propaga chamas e pode ser instalada em qualquer etapa da obra alem de que possuem facilidade para aberturas ou frestas que permitem visão de dentro pra fora e vice-versa.

Janelas:

As janelas também são de PVC do tipo de correr. Alem de possibilitar a passagem de luz natural aos ambientes também permitem ventilação ao mesmo.

Pisos:

 - Ambientes internos:

O tipo de piso é uma escolha de material muito importante para ambientes escolares. De acordo com uma previa pesquisa optamos pelo uso de pisos vinilicos.

Os pisos vinílicos, são ideais para áreas em que transitam muitas pessoas diariamente. Uma das vantagens é o fato de ser um piso térmico, antiderrapantes e acústicos.

Escolhemos do tipo Paviflex  pois são resistentes, não usam rejunte entre as placas, sendo que as juntas são quase imperceptíveis. Isso facilita a limpeza e reduz o custo.

E  ainda podem-se criar padrões para diferentes idades e estágios dos alunos. Para cada área recomenda-se um piso específico e cores que estimulem a criatividade ou relaxantes.

- Ambientes externos:

 Para o piso externo foi utilizado as Placas Cimentícias. Elas são vantajosas, pois alem de Impermeabilizadas, oferecem rapidez na montagem, praticidade, conforto e resistência para as mais variadas aplicações.

Na área próxima ao parquinho foi ultiizado um tipo de piso diferenciado do tipo intertravado. Cada placa é de uma cor diferente, criando uma integração entre o ambiente e os alunos alem de tornar o espaço mais lúdico.

Salas de aula:

 As salas foram pensadas de forma que fossem arejadas e bem iluminadas trazendo conforto aos usuários. Na parte de trás das salas existe uma varadinha que do acesso a um Solarium, que gera ventilação cruzada e da visão ao jardim externo trazendo conforto e tornando o ambiente mais agradável.

Banheiros:

Os banheiros foram localizados de forma que ficassem próximos as salas de aula fazendo com que as crianças não precisem se deslocar muito para utilizar.

os banheiros são acessíveis e possuem cabines especiais para cadeirantes de acordo com a norma.

Dormitório:

O dormitório foi pensado de modo que ficasse próximo as salas de aula e é um espaço bem amplo e arejado cm ventilação cruzada. No dormitório as crianças podem brincar e dormir. O piso e do tipo vinílico emborrachado, tornando o espaço mais confortável aos alunos.

Parquinho:

O parquinho foi projetado de forma a ficar centralizado criando uma integração entre os ambientes e aos usuários.

Foi pensado em um desenho no piso com um piso colorido em volta do parquinho que integra o espaço, alem de chamar a atenção logo na entrada principal da creche.

No parque foi usado areia colorida do tipo tratada, muito usada em parques infantis por ser antialérgica e antibactericida.

Salas administrativas:

O setor administrativo de dois pavimentos foi localizado de modo que possibilite uma visão ampla de todo o espaço da creche.

O prédio administrativo conta com secretaria, coordenação, sala de professores, tesouraria, banheiros, e um consultório medico.

Locado em frente a entrada  pode ter controle de quem entra e sai, alem de estar atendendo os pais e responsáveis com mais facilidade.

Bazar:

A creche recebeu um espaço destinado ao bazar. Que poderá estar funcionando e gerando algum capital.

A sala ficou localizada de forma que as pessoas possam ver que o bazar esta funcionando e acessá-la com mais facilidade.

Refeitório:

O refeitório foi projetado para ser um espaço amplo e arejado com mesas grandes onde serão feitas as refeições.

Tem conexão direta com a cozinha por um passa pratos onde facilitando a passagem dos alimentos facilitando também o serviços dos funcionários.

Paisagismo:

Os canteiros foram pensados de forma a criar um movimento e dar integração ao espaço tanto interno como externo.

A vegetação foi escolhida de forma que tornasse o local mais atrativo e aprazível aos usuários.

 A vegetação bem planejada é um dos elementos que mais colabora para melhorar a qualidade destes espaços, agregando valores estéticos aos mesmos, melhorando suas condições de conforto e, ainda, servindo como uma valiosa ferramenta de apoio ao trabalho de educação ambiental.

Vegetação alta:

- arvores de porte médio/grande escolhidas pela sua floração bela e por não ter raízes muito grossas. Ipê rosa, Ipê amarelo e Pau ferro.

Projeto: Mateus Marcarini Zon e Rafael Valadares

bottom of page