top of page

EDIFÍCIO HÍBRIDO

O edifício tem seu partido na geometria e nos cheios e vazios. Comparando com a forma geométrica dos edifícios do entorno, e também com a questão da circulação dos navios no porto que por hora estão saindo e outras chegando, assim a relação do cheio e vazio fica impresso na arquitetura.

Implantação

Com um terreno retangular, com dimensões 68x48 m, e um edifício com rasgos, a valorização das visuais é bem perceptível. De modo  que se o observador estiver nos fundos do lote também tem a visual para baia de Vitoria e Penedo. Ademais a circulação livre foi valorizada de modo que se pode percorrer dentro do terreno.

Um dos segmentos propostos pelo projeto em questão é integração do edifico com o entorno, dessa maneira ele tem seu entorno e no interior da quadra áreas verdes, que além de se parecer com a praça a forma dos canteiros imita a própria forma dos edifícios. O desenho é unificado e uniforme, criando espaços de passagem e também de permanência.

Implantação - Usos

Planta Baixa dos Blocos

Impactos

O edifício hibrido nessa localidade trará muitos benefícios. Geração de novos postos de trabalho, melhoria na segurança visto que um lote murado recebera um edifício com caminhos, novas opções de entretenimento e lazer permitindo a permanência de pessoas ate mais tarde na rua. Porem o edifico também tem pontos negativos, como, por exemplo, aumento no fluxo de automóveis na região, sombreamento do entorno e outros. Os critérios de conforto ambiental e eficiência energética buscam ser compridos, gerando um edifício de maior qualidade. Áreas verdes, caminhos internos, vários usos, e sua própria arquitetura torna-o um edifico muito atraente e pratico, melhorando todo o convívio com as pessoas que ali residem e com pessoas de outras localidades.

Considerações:

- Revestimento Vertical de fácil manutenção: A superfície da placa não tem poros, o que faz com que a sujeira praticamente não se adira ao material. Ademais, Trespa Meteón não é afetado pelos produtos de limpeza domésticos não-abrasivos, tampouco pelos solventes orgânicos fortes. Graças a estas virtudes, as placas permitem economizar custos de manutenção e limpeza.

- Revestimento Vertical durabilidade: O módulo de elasticidade, assim como a elevada resistência à tração e à flexão, explicam a alta resistência ao impacto de Trespa Meteón. A estabilidade dimensional e o processo de usinagem das placas são similares aos da madeira dura, ainda que, diferentemente desta última, a placa Trespa Meteón seja resistente à umidade, à putrefação e aos fungos.

- Piso: Elevado com acabamento em pedra, anti-derrapante.

Vegetação: Pau-Ferro, Pata de Vaca, Palmeira e diferentes tipos de plantas de pequeno porte.

Mobiliário: Canteiro com bancos, bancos, pergolados.

Brises: Os brises são formados por aletas metálicas móveis, o que permite graduar a iluminação natural e a transparência da fachada. Ademais tem como ser acessado, ajudando na manutenção.

Outros:

-Por o edifício ser bastante permeável, horizontalmente e verticalmente, há livre circulação dos ventos pelo hibrido, melhorando o conforto de cada individuo. A própria circulação do entretenimento é aberta, o que facilita a ventilação.

-A vegetação impressa na fachada principal além de atuar como elemento de proteção acústica diretamente, tanto a do pavimento térreo quanto dos outros formam uma composição de maneira que quem esta passando reduza a velocidade do automóvel, por exemplo, diminuindo consequentemente o ruído.

-O revestimento externo foi escolhido seguindo o padrão de alta resistência, durabilidade e baixo custo de manutenção.

-Um deck com parte coberta e descoberta, cercado por um canteiro cria uma ambiente de caráter privado dentro de um espaço publico, sem perder a conexão.

Pranchas Técnicas

Pranchas Técnicas

PAISAGISMO
HABITAÇÃO_E_ESCRITORIOS
ENTRETENIMENTO
SUBSULO 01
SUBSOLO 02
CORTE

Projeto: Mateus Marcarini Zon

bottom of page