1º Lugar no Concurso Parques Central e Sul de Águas Claras - DF
- Mateus Marcarini Zon
- 31 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Local: Parques Central e Sul de Águas Claras - DF
Projeto: 2017

Promovido pela Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP, e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Distrito Federal – IAB/DF, o resultado do Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura e Paisagismo para os Parques Central e Sul de Águas Claras, teve seu resultado divulgado recentemente. O objetivo do concurso foi a seleção da melhor proposta para os parques Central e Sul de Águas Claras no Distrito Federal.
Nessa postagem no blog temos o caso de um projeto que ainda não foi executado, logo o indicador de um possível indutor urbano fica a critério do memorial de projeto visto que ainda não sabemos como será depois de finalizado.

O partido para os Parques Central e Sul de Águas Claras é definido, prioritariamente, pela via que liga a Estação Águas Claras do Metrô, a oeste, ao Parque Ecológico Águas Claras, ao norte, e ainda, a mesma estação ao Parque Sul através de duas alamedas. Além dos benefícios advindos desta interligação, há aqui mais um dado estrutural do partido: a unificação das quadras que compõem o Parque Central sendo que permanecem as vias do sistema viário local.

O sistema de interligação dos espaços é feito de maneira física e biótica. A física através do eixo de circulação e das vias, juntamente com as calçadas e outros pontos. A biótica diz respeito ao uso do solo e vegetação mesclados. A utilização dessas vertentes auxilia na criação de um paisagismo continuo possibilitando a identificação dos espaços e ao mesmo a sua diferenciação.

O principal indutor do projeto é o seu eixo de circulação que interliga as quadras e é bem marcante em todas as partes que compõe o conjunto paisagístico. Ao caminhar por esse eixo encontramos ambiências que são separadas e de acesso por pedestres e ciclistas. As atividades desempenhadas são setorizadas por níveis e por uso, por exemplo, uma faixa rápida e outra lenta. Ademais nos diferentes pontos temos abastecimento de usos para todas idades e gostos, levando assim vitalidade para a maioria dos locais. As passarelas de ligação sobre as linhas do Metrô têm desenho que busca leveza e estética e se destacam de forma emblemática no Parque.
O fato das calçadas serem de grande porte auxiliam na movimentação e a arborização traz uma qualidade desejável para o caminhar, além de integrar o sistema viário com o parque. Os edifícios que comporão o programa de necessidades fazem contraponto com as áreas verdes e de lazer por sua geometria e contraste formal com o entorno arquitetônico.
O 1º Lugar no Concurso Parques Central e Sul de Águas Claras – DF foi escolhido para análise por ser um possível indutor urbano visto que suas especificidades atendem a critérios de qualidade para cidades. Como vimos o sistema viário e o parque são interligados o que auxilia o uso de ambos, melhorando a circulação entre eles. As diferentes sensações são causadas pela leveza dos materiais utilizadas e disposição dos módulos. A preocupação com itens como: captação de água para reuso, ventilação cruzada e elementos de isolação para conforto interno e economia de energia; ajudam a melhorar a qualidade do espaço e da cidade como um todo. A interligação dos locais é evidente e de suma importância, de fato é possível estar dentro de um perímetro urbano, porém refugiado, em parte, das patologias do dia a dia.
Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/870874/1o-lugar-no-concurso-parques-central-e-sul-de-aguas-claras-df
Arquitetos: Sidonio Porto Arquitetos Associados.
Equipe: Larissa Anibal, Tomaz Cabrera, Marcio Porto, Tânia Rodriguez, Gabriel Farias, Daniele Purper, Elizabeth Cohen, Elaine Biella, Pedro Badra e Flávio D'Alambert.
Comments