top of page

Parque Madureira – Rio de Janeiro, Brasil

  • Mateus Marcarini Zon
  • 13 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Local: Parque Madureira, Rio de Janeiro – Brasil

Projeto: 2016

Há mais de 20 anos, estudos apontam a demanda de áreas verdes públicas para a Zona Norte da Cidade do Rio do Janeiro. Numa região com 97% de ocupação antrópica e menos de 1m² de área verde por habitante, o novo parque alterou este cenário urbano de maneira a transformar a vida dos seus habitantes. O projeto visa criar um equipamento público sustentável, baseado em um Programa de Educação Socioambiental.

O Parque Madureira é o terceiro maior parque público da cidade, com 109.000m2. E as obras de sua expansão avançam a cada dia, com apoio e incentivo da população. A expansão do parque, atualmente em andamento, segue seu curso através de mais 6 bairros. Nascido em Madureira, o parque ganhará mais 255.000m² construídos com os mesmos conceitos e princípios originais, para não ser somente um espaço público verde, mas uma mudança na qualidade de vida das pessoas.O principal desafio foi o desenvolvimento do projeto alinhado com a sociedade e prefeitura a fim de causar uma requalificação urbana e como consequência a valorização da comunidade. Devido a rapidez dos acontecimentos e processo integrado, o projeto teve, e tem até hoje, grande aceitação e utilização.

Com milhares de visitas (20-25.000 de pessoas) durante os fins de semana o parque tornou-se o coração verde da região, seu espaço abriga quadras polivalentes, de futebol, playgrounds, academia da terceira idade, academias ao ar livre, ciclovia e estações de bicicleta, área para prática de bocha e tênis de mesa. Destaque para a Praça do Samba, um dos maiores palcos a céu aberto da cidade, o Centro de Educação Ambiental, criado com o objetivo de disseminar conceitos de sustentabilidade, a Praia de Madureira e o Skate Park, considerado um dos mais completos da América Latina, inclusive referenciados em música de cantores brasileiros o que ajudou sua disseminação.

Sistema de irrigação controlado por sensores meteorológicos, edificações com paredes e tetos verdes, recuperação da fauna e flora da região, com mais de mais de 800 árvores e 400 palmeiras plantadas, energia solar, controle de resíduos sólidos, sistema de reuso de água, pisos permeáveis e utilização de lâmpadas LED, garantiram ao Parque Madureira a conquista do primeiro certificado de qualidade ambiental AQUA atribuído a um espaço público brasileiro.

10

Aqui temos um enorme exemplo de indutor urbano, um parque que interliga bairros e pessoas, conecta vivencias e passeios, além de abranger todas as idades. O projeto e sua execução podem ser considerados um sucesso devido a sua aceitação e utilização. O fato de conter vários componentes e equipamentos voltados para a comunidade tem crucial importância na vivencia do bairro e da cidade como um todo. Os espaços verdes, caminhos, mobiliário, edificações verdes e toda preocupação com sistemas de respeito ao meio ambiente, faz com que o parque se torne uma válvula de escape na cidade no que diz respeito as características socioambientais.

Arquitetos: Ruy Rezende Arquitetos

Fotografias: Bianca Rezende, Eduardo Raimondi


 
 
 

Comments


bottom of page