Reurbanização da orla do lago Paprocany - Tychy, Polônia
- Mateus Marcarini Zon
- 14 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Local: Tychy, Polônia
Projeto: 2014

O lago Propacany é o lugar onde os habitantes de Tychy (Polônia) com frequência passam seu tempo livre. Nos arredores do passeio marítimo há um centro de lazer com várias atrações recreativas e desportivas. A remodelação da zona recreativa no lago é outro projeto que se centrou na exposição dos valores da paisagem e na expansão da oferta recreativa para os residentes da cidade.

O projeto buscou integrar a margem do rio com o passeio que forma sinuosa e lúdica, através de vários pontos são criadas ambiências com espaços de contemplação. Conforme a necessidade de utilização foi criada uma rede sob a água e bancos que funcionam como arquibancada para o local que recebe competições na água.
O terreno possui aproximadamente dois hectares e a orla possui um perímetro de aproximadamente 400 m. Antes do investimento era apenas um gramado à beira da estrada, apesar dos valores paisagísticos, estava em desuso, exceto por pescadores. Nas primeiras semanas após a abertura, apesar do clima desfavorável, o passeio se tornou um local frequentemente visitado. Se converteu rapidamente num espaço público e novo ponto de encontro. Durante o dia, o espaço é um lugar para famílias e à noite é frequentado por casais ou para contemplação.
Esse projeto de revitalização de uma orla pode ser considerado um indutor urbano, todavia que atende a critérios de utilização e potencial crescimento da região, dentre outros. Há presença dos bancos, rede, uma praia de areia, academia ao ar livre, bicicletários, atende diversos públicos, o que impulsiona sua ocupação. Antes era uma região praticamente inutilizada e hoje desempenha um papel importante para comunidade em geral. O terreno está iluminado unicamente por luzes LED de baixo consumo e alguns ambientes contém superfícies totalmente permeáveis à água, respeitando, dessa forma, o meio ambiente. O objetivo principal na escolha de materiais era enaltecer o caráter da área mediante o uso de materiais naturais, viabilizando sua utilização.
Arquitetos: RS+
Fotografias: Tomasz Zakrzewski
Comments